Make your own free website on Tripod.com
© Copyright 2005 Anabela & Marta

Bandarilheiros

BandarilheiroOs Bandarilheiros, também chamados peões-de-brega, como o seu nome indica, são os encarregados de bandarilhar o touro. Têm como objectivo, cravar as bandarilhas no alto do lombo do touro. Mas uma das suas funções com a mesma, senão mais, importância do que bandarilhar é a de auxiliar o matador em todas as sortes, o que na gíria dos aficcionados se denomina de brega: parar o touro à sua saída dos curros, leva-lo e afastá-lo do cavalo na sorte de varas, realizar quantos passes sejam precisos, por o touro em sorte e levá-lo para onde o matador indicar e ajudar a que o touro caia o quanto antes depois da estocada.

O Traje de Luces que os toureiros a pé vestem numa corrida de touros, tem sofrido inúmeras modificações através dos anos, Traje de Lucestendências a enriquecê-los como a utilização de tecidos mais finos e bordados, verificando-se ultimamente uma tendência para o aliviar no seu conjunto, tornando-o mais leve e funcional dentro da pureza histórica. O traje actual, com poucas modificações surgiu com o grande toureiro e reformador, que foi Francisco Moembre, “Paquiro”, em 1835.

Compõem-no: a coleta, camisa, colete, jaqueta, faixa, capote de passeio, calção, meias e sapatilhas, montera que é uma espécie de chapéu feito de veludão tendo dois lados, duas bordas, perfeitamente integradas no conjunto.